Boas-Vindas

Amigos,
Esta é uma net-expressão da
QUINTA DA BORRACHA, vocacionada para os que têm a felicidade de a conhecer, e não só..., que permite partilhar e divulgar as suas actividades e belezas naturais, comentar assuntos e publicar intervenções.
Um local livre, que não faz bem nem mal, antes pelo contrário, mas que pode dar muito ... tanto quanto todos quisermos dar.

Todas as fotos de natureza foram obtidas na própria Quinta
Convido-vos à leitura ansiolítica e ao comentário...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Partida

No passado dia 7 houve um Amigo que partiu, de repente, para uma viagem sem retorno.
Apanhou-nos a todos desprevenidos, com aquele sentimento de impotência, de injustiça...

Vem-nos a lembrança de muitos dos bons momentos que passámos juntos e cada dia que passa recordamos mais episódios guardados na gaveta da memória.

Relembro, com saudade, uma tarde passada numa Cigar House de um hotel em Berlim, onde um bom charuto cubano e um vinho tinto espanhol nos fizeram esquecer o tempo...
Ou a alegria de receber pelo correio (antes das tecnologias da net) "O Mexerico", um jornal caseiro que ele editou sozinho, onde publicava artigos, notícias, histórias e até comentários (do 'público' ou dos seus próprios 'elementos da redacção' que igualmente identificava).
Ou ainda a viagem à República Checa (Checha, como ele dizia) ... os dráculas e o 'mata-corças'.

A forte personalidade e cultura garantiam sempre aos amigos longos serões quentes e interessantes.

Para este artigo, não incluo, como é habitual, qualquer foto. Fui ao seu blogue buscar um artigo, que vos deixo, como homenagem ao Homem e à gratidão da sua amizade:

Domingo, 24 de Junho de 2007

Coluna dos Primeiros Ministros

Em primeiro lugar agradeço ao “Mexerico” este espaço dedicado aos Primeiros Ministros. Até um Primeiro Ministro tem necessidade de desabafar.
Ser primeiro ministro é duro, mesmo muito duro. Estou mais que arrependido de ter enveredado por este caminho. Hoje seria muito mais feliz se me tivesse tornado artista. Não artista de cinema. Também é chato. Pintor é o que eu devia ter sido. Pintar, pintar é de facto a minha vocação! De vez em quando atirar com umas tintas para a tela, misturar tudo e já está! Depois era só assinar e ter um amigo com uma galeria de arte que não se cansasse de apregoar a profundidade das minhas obras. Em menos tempo que o diabo esfrega um olho estava rico e não tinha de me chatear.
Ser primeiro ministro é só chatices. Outro dia, por exemplo, fui à televisão para ser entrevistado por um casal de jornalistas. Mais que chatos! Fazem uma pergunta e eu mal digo três palavras já estão a interromper com dicas parvas. Deviam era ter conhecido o meu pai. Levavam logo umas bofardas acompanhadas com um “menino / menina”, não se interrompe os adultos quando estes falam”.
Como primeiro ministro, “noblege oblige”, tenho de sorrir, um sorriso muito amarelo, e mostrar-me descontraído. Cá por dentro a ferver, só há uma coisa que ajuda: meter a mão no bolso e apertar as bolas até que a dor faça esquecer o resto. Jornalistas são como os mabecos: mal cheiram sangue atacam em matilha e nunca mais largam a presa.Também me chateia ter de explicar a mesma coisa cinco vezes. E eles voltam sempre à carga. Não lhes interessa a explicação mas sim a “mexericada” em torno desta. Eu explico que há 3 estudos internacionais que apontam a Ota como o sítio ideal para construir o novo aeroporto. Interrompe logo o sabe tudo do jornalista: “mas dizem que os ventos na Ota não são bons para as aterragens e decolagens...” –“Olhe você não é técnico do ar e eu também não”, respondo um tanto irritado. O mabeco não desiste!-“Mas há um estudo, dizem, que aponta a margem sul como sítio ideal”?-“Não conheço”!-“Mas...”-“Não conheço”! Dizem, falam, contam, diz-se por aí ... só mexericadas. Ora bolas! Parlapapa! Se decido o aeroporto é na Ota tenho 50% dos lusitanos contra mim. Se decido o aeroporto é na margem sul, então tenho os outros 50 % contra mim.
Assim, sabem o que fiz ? Atirei uma moeda ao ar e já está: o aeroporto vai ser na Ota.
Percebem agora? Artista é que eu devia ter sido. Ou jornalista.
O vosso querido Primeiro-Ministro.
José Pessoa d’Aventura


Até sempre!
PZ 1944-2008

Sem comentários: