Boas-Vindas

Amigos,
Esta é uma net-expressão da
QUINTA DA BORRACHA, vocacionada para os que têm a felicidade de a conhecer, e não só..., que permite partilhar e divulgar as suas actividades e belezas naturais, comentar assuntos e publicar intervenções.
Um local livre, que não faz bem nem mal, antes pelo contrário, mas que pode dar muito ... tanto quanto todos quisermos dar.

Todas as fotos de natureza foram obtidas na própria Quinta
Convido-vos à leitura ansiolítica e ao comentário...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fauna


Vejam bem este exemplar que se passeava ao entardecer ...

Não percebo nada de aranhas, mas sei que são fundamentais no equilíbrio ecológico e, como todos nós, tem um papel importante a desempenhar, como tal lá foi à sua vida ... apanhar mais uns insectos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também eu não percebo nada de aranhas mas, depois de uma pesquisa, consegui saber coisas que até aqui não me passavam pela cabeça. Vou, por isso, partilhar com os bloguistas da Semineira aquilo que achei mais interessante sobre os pobres aracnídios que pedem a todos os deuses que os deixemos caçar em paz. Mas, como é suculenta esta mosca! Mnhã... mnhã...! Exclamam elas penduradas na sua teia.
Vamos lá, então, às curiosidades:
- A palavra aranha deriva do vocábulo grego aráchneque

- O seu corpo é composto por duas partes: cefalotorax e abdomem.

- Têm quatro pares de pernas.

- Podem ter 8, 6, 4 ou 2 olhos mas, existem algumas espécies cavernículas que não têm olho algum.

- A sua grande arma é o veneno que injectam nas suas presas.

- Estima-se que em todo o mundo hajam cerca de 35.000 espécies identificadas, divididas por 100 famílias, e que em Portugal hajam mais ou menos 500 espécies.

- Apenas 20 ou 30 espécies são perigosas para o ser humano.

- Na zona da Arrábida estão identificadas cerca de 100 espécies e apenas um número reduzido pode provocar, no ser humano, febres ligeiras e morte dos tecidos em volta da zona afectada.

- As teias que tecem são 5 vezes mais fortes do que o aço num diâmetro igual e podem esticar 4 vezes mais do que o seu comprimento inicial.

- Para não correrem o risco de ficarem prisioneiras nas suas próprias teias estão providas de uma unha que lhes permite desenvencilharem-se facilmente.

Agora que fiquei a saber algumas coisas sobre estes bicharocos, acho, até, que são bem simpáticos apesar do seu aspecto, por vezes, um pouco arrepiante.
Acho, pois, amigo Bróitas, que deves continuar a procurar aí na quinta outras espécies e dá-las a conhecer a todos nós.
Parabéns pela bela e aracnídia imagem que nos facultaste.