Boas-Vindas

Amigos,
Esta é uma net-expressão da
QUINTA DA BORRACHA, vocacionada para os que têm a felicidade de a conhecer, e não só..., que permite partilhar e divulgar as suas actividades e belezas naturais, comentar assuntos e publicar intervenções.
Um local livre, que não faz bem nem mal, antes pelo contrário, mas que pode dar muito ... tanto quanto todos quisermos dar.

Todas as fotos de natureza foram obtidas na própria Quinta
Convido-vos à leitura ansiolítica e ao comentário...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Jardinagem















A jardinagem é por muitos referida como um dos melhores calmantes naturais.

Há quem considere esta actividade um verdadeiro 'stress-killer' e a coloque no topo dos 'hobbys' mais recomendados pela medicina preventiva, após atingida a faixa dos quarentas ...

Nos mais novos é uma excelente enciclopédia e um encontro com a natureza, que permite compreender a vida em todas as suas componentes, como a nascença, a alimentação, a reprodução, a protecção e ainda a estética e a longevidade.

Em termos ambientais é importante o contributo dado quer pelo gradual aumento visual de zonas verdes no meio urbano quer pela evidente reprodução mais acelerada das espécies e do eco-sistema, que obviamente (ainda que em pequena escala) proporciona.

Contudo, apesar de potenciar todos estes benefícios, de quase não exigir custos financeiros e de permitir um acesso directo e fácil, sem necessidade da recorrência a terceiros, a jardinagem ainda não conseguiu impor-se na sociedade de forma generalizada como uma actividade de puro lazer, tal como a televisão ou o cinema ou até mesmo os ginásios e os health-clubs, usando ainda o rótulo de 'tarefa' e não de entretenimento saudável e desejável.

Também aqui a Quinta nos tem proporcionado muitos bons momentos, tendo sido gratificante tratar, plantar e ver gradualmente crescer as espécies e as inúmeras mutações de vida e côr que a natureza consegue proporcionar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Bróitas
Vejo que, com a idade, vais ficando, tal como acontece com a maioria de todos nós, cada vez mais apreciador da natureza e das coisas boas com que ela, todos os dias, nos presenteia.
Só quem nunca olhou para o colorido das flores de um jardim e nunca observou o voar ondulante das
borboletas ora subindo, ora descendo para beijar as suas pétalas, é que não sabe potenciar os seus momentos de lazer.
Apesar de a Primavera ainda vir longe, não posso deixar de enviar o meu contributo para ajudar a fortalecer esse jardim.

ASAS DE BOA-NOVA

Tens nas asas o arco-íris
Pousas de flor em flor airosa
Trazes as notícias bailando
Numa valsa de mariposa

Ao ver teu voar ondulante
Desejo-te só para mim
E ao beijares as minhas flores
Dás vida nova ao meu jardim

És borboleta, és arauto
Trazes sempre uma boa-nova
Depois pousando no meu ombro
Fazes do amor uma trova

Porém, quando chegas tristonha
Sei que vêm, lá, más notícias
Mas no bater das tuas asas
Trazes o vento das carícias

Tal como chegas, logo partes
Vais colorir outro jardim
Mas se, um dia, tu voltares
Vou querer-te só para mim

Até um dia destes!